23ª Semana de gravidez



Você tem essa gravidez sobre controle agora: você se sente bem, você está linda, você está comendo bem e bebendo bastante água. Tudo é fabuloso. É como o seu aniversário todos os dias o modo como as pessoas tratam você, deixando você passar na fila do banco e assim por diante. Mas, talvez isso não aconteça todos os dias, mas estar grávida faz você se sentir muito especial todos os dias, mesmo que alguém no ônibus não seda um lugar para você sentar.
Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo...




Seu corpo




Fato: Você está transportando vários quilos de peso extra localizado não só em sua barriga, mas em seu sutiã também. Quem é o maior responsável por carregar todo esse peso extra? Os senhores ombros e a senhora costas. Não sofra em silêncio. Receba doce alívio:
Mesmo no início da gravidez, a dor nas costas pode ser bem chata, e quando você chegar na metade, esquece-se sobre ela!uma bolsa de gelo pode ajudar a aliviar parte dessa tensão. Algumas abordagens alternativas como a acupuntura e massagem pode aliviar a dor. E ter alguém para esfregar suas costas e fazer uma massagem por uma hora pode te fazer sentir muito bem.
Se você está sentindo muita dor na parte inferior das costas e quadris, você podeá ter a ciática. Verifique com o seu médico.
Seu bebê ainda tem muito espaço para se mover, chutar, saltar e virar cambalhotas. Você pode inclusive ver seu abdome se mover. Seu útero está cerca de 5 cm acima do umbigo. Se você anda meio indisposta e de mau humor, não se preocupe, pois é normal. Tente ficar bem com você mesma.






Seu bebê

O seu bebê ainda terá um bom tempo até que os pulmões estarem prontos para o ar e, por enquanto, ele está praticando a "respiração" com líquido amniótico, sugando para dentro e fora do seu pulmão.




Outros destaques desta semana:




Neste ponto a produção de gordura está no automático e isto vale para você também. O seu bebê irá basicamente duplicar o seu peso ao longo das próximas quatro semanas! Você ficará feliz em saber o mesmo não irá se aplicar a você.
Seu bebê está começando a parecer mais como um recém-nascido, conforme a sua pele torna-se menos transparente. Seu corpo está ficando mais proporcional agora, apesar de sua cabeça ainda estar grande em comparação ao seu corpinho. Os lábios estão formados e os olhos também mas a íris (a parte pigmentada dos olhos) ainda está sem cor.




Sua vida






Aquelas sonecas até quase o meio-dia no domingo em breve não passarão de uma memória distante, isso vale para o seu marido Também. Seu bebê funcionará como um despertador,... acostume-se! Colocá-lo para dormir será recompensador. Falando nisso tenha certeza que ele esteja confortável.



Confira algumas dicas do site da Sociedade Brasileira de Pediatria na hora de escolher o berço do seu pequeno:




A distância entre as barras verticais deve ser pequena para evitar que a criança caia por entre elas ou que enfie a sua cabeça.




O deslizamento da parte lateral deve ser protegido por duas travas separadas, para impedir que outras crianças consigam baixá-la.




A altura da grade lateral deve ser suficiente para impedir que a criança a pule.
O colchão deve ser firme e acoplar-se às laterais.




(Sociedade Brasileira de Pediatria)






Faz bem comer...






Mingal de Aveia: Características da aveia:




A aveia é um alimento rico em fibras, sendo que seu consumo contribui para o funcionamento intestinal.



O consumo regular de aveia ajuda a evitar a constipação intestinal, popularmente conhecido como "intestino preso".
O consumo de aveia auxilia na redução do colesterol.
É consumida na forma de flocos de aveia, farelo e farinha.
É muito utilizada na culinária em bolos, biscoitos e sucos (vitaminas).
A aveia praticamente não possui gosto, por isso é acompanhada de outros alimentos em seu consumo.
Existem várias espécies de aveias.
É um cereal consumido desde a antiguidade pelo ser humano.
Recomenda-se o consumo de, aproximadamente, 30 gramas de aveia por dia.






É bom saber...




O maior dos vilões de acidentes domésticos é o berço, segundo o psicólogo, membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo) e professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Francisco de Paula Nunes Sobrinho. O pesquisador fez um levantamento em três hospitais do estado do Rio de Janeiro - dois na Região dos Lagos e um no Centro, para apurar como as crianças se acidentam – e concluiu que as falhas de projeto contribuem para os incidentes.




“Os acidentes envolvendo o berço podem ocasionar óbitos ou seqüelas incapacitantes nas crianças", alerta. Segundo ele, a maioria dos eventos acontece na faixa etária de oito meses a quatro anos. Entre as ocorrências envolvendo o berço, as mais comuns são as quedas, a criança prender a perna, o braço e até a cabeça, causando asfixia, chocar-se contra as grades laterais ou roer a tinta da madeira, muitas vezes tóxica, pois contém chumbo, substância que pode contribuir para a deficiência mental.




"Os bebês têm o centro de equilíbrio de massa corporal numa posição mais elevada em relação à sua base de sustentação, o que favorece as quedas do berço", explica Nunes.









Futuro papai






Faça alguma tarefa doméstica de surpresa ou convide-a a descansar enquanto você prepara um bom lanche para o jantar ou saiam para jantar fora. Deixe-a saber o quão especial ela é para você.






0 comentários:

Postar um comentário