É muito importante obtermos informações a respeito da amamentação antes mesmo do parto, para que assim tenhamos mais segurança na hora de amamentar nossos bebês.

Iniciando a amamentação

Inicie a amamentação o mais breve possível, já na primeira visita que o bebê lhe fizer após o parto. A criança deve estar bem acordada, pois neste momento o instinto de sugar será mais forte. Após o nascimento você não produzirá o leite, suas mamas conterão o colostro, um líquido fino que possui anticorpos contra doenças, muito importante para seu bebê. Assim que cessa o colostro, as mamas começam a liberar o leite materno.

Posicionamento adequado

A boca do bebê deve estar bem aberta o mamilo( bico do peito ) introduzido nela o mais profundo possível. o bebê deve abocanhar toda a aréola (n parte mais escura ) e não somente o mamilo, diminuindo o desconforto para a mãe e evitando rachaduras.

Amamentar sempre que o bebê solicitar

Recém-nascidos necessitam mamar frequentemente, pelo menos a cada duas horas, e não de acordo com qualquer esquema restritivo. Isto também estimulará as mamas a produzirem mais leite. Posteriormente o bebê vai adotar uma rotina mais previsível.
Os bebês que mamam no peito teem fome com mais frequência do que aqueles alimentados com leites artificiais, porque o leite materno é digerido mais facilmente do que as fórmulas ( leites artificiais).

Sem suplementos

Nos primeiros seis meses, os bebês amamentados no peito não precisam de chás ou suplementos, nem água. Isso pode diminuir a vontade de mamar e causar uma diminuição na produção de leite. Quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido.

Retarde a utilização de bicos artificiais

É aconselhável aguardar,pelo menos, uma ou duas semanas para oferecer chupetas, evitando que a criança fique confusa. Bicos artificiais necessitam de uma sucção diferente dos seus mamilos.




Secagem



No início do período pós-parto ou até que os mamilos fiquem mais resistentes e a pele mais espessa, você deve deixar que eles sequem naturalmente após cada mamada.





Inchaço das mamas



Em geral a mulher que esta iniciando a amamentação produz grande quantidade de leite, fazendo com que suas mamas fiquem maiores, endurecidas e doloridas por alguns dias. Você deve amamentar o bebê sempre que ele quiser, para que seu corpo se adapte e produza somente a quantidade de leite que o bebê necessite.



Alimente-se bem e descanse



Para produzir boa quantidade de leite, você necessita de uma dieta balanceada, que inclui 500 calorias extras por dia e oito copos de líquidos. Descansar também ajuda a prevenir infecções nas mamas, que podem ser agravadas pelo cansaço.



Como ajudar o bebê a pegar na mama:




- Tocar os lábios do bebê com o mamilo;
- Direccionar o mamilo para o palato do bebê;
- Esperar até que a boca esteja bem aberta;
- Nessa altura trazer o bebê rapidamente à mama;
- O nariz e o queixo do bebê ficam junto à mama;
- A cabeça do bebê deve estar alinhada com o resto do corpo (para não ter a cabeça voltada para o lado para mamar)Vê-se pouca aréola por baixo;


- Puxar, com o dedo indicador, o queixo do bebê para baixo, fazendo com que a boca abra mais e o lábio inferior esteja virado para fora;
- Pode-se ver e ouvir a deglutição.
















Posicionamento da mãe para amamentação:

































Lembre-se




O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o sexto mês de vida. Além de alimentar e proteger a criança contra doenças, a amamentação contribui para seu desenvolvimento psicomotor e emocional.




A amamentação é uma forma muito especial e fortalecedora no relacionamento entre mãe e filho, que transmite segurança, carinho e amor ao bebê.




Toda mãe é mulher e ter cuidados com os próprios seios só irá ajudá-la a aproveitar ainda mais este momento tão especial. Siga as recomendações e sempre que houver dúvidas, peça orientações ao seu médico.










V.M.M

0 comentários:

Postar um comentário