Você sabe o que é Pré-Eclâmpsia?

Perguntas Frequentes


O que é Pressão Arterial normal?As medidas de pressão utilizam a unidade milímetro de mercúrio (mmHg). Assim, hipertensão arterial é definida por valores iguais ou maiores que 140 por 90 mmHg. Valores inferiores são considerados normais. Mulheres gestantes podem exibir normalmente valores bem mais baixos que a população geral, como por exemplo, 90 x 60mmHg.






O que é Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG)?Freqüentemente o termo DHEG é utilizado como sinônimo de pré-eclâmpsia. Na realidade a DHEG é a doença em seu sentido amplo, isto é, a elevação da pressão arterial em mulheres gestantes. Quando além da elevação da pressão arterial ocorre a perda de proteínas na urina, a situação deve ser chamada como pré-eclâmpsia.




Por que a Pré-Eclâmpsia eleva a Pressão Arterial?As modificações que se instalam pela pré-eclâmpsia acarretam uma espécie de “irritação” nas artérias de pequeno calibre, provocando sua contração e conseqüente elevação da pressão arterial.




O que é Proteinúria?É a perda de proteínas pela urina. Normalmente a filtração renal retém proteínas, sendo que a urina não contém proteínas.. Em algumas situações como em doenças renais ou na pré-eclâmpsia, algumas modificações podem ocorrer e a capacidade de filtração ser comprometida, havendo perda de proteínas na urina, detectáveis através de fitas especiais de medição ou por dosagem laboratorial.




A dieta pode afetar a quantidade de proteína na urina?Não. O rim tem capacidade para reter proteína independente da concentração do sangue. Assim, a detecção de proteínas na urina sempre deve ser considerada como anormal.




O que fiz de errado para ter Pré-Eclâmsia?Não existem evidências que possam associar a ocorrência de pré-eclâmpsia a algum tipo de comportamento ou eventual negligência pessoal, isto é ninguém pode ser culpado por sua ocorrência. Apesar de não prevenir pré-eclâmpsia, iniciar o pré-natal o mais precoce possível pode permitir se antecipar à problemas.




Por que estou tendo Pré-Eclâmsia?Não se sabe exatamente por que algumas mulheres desenvolvem pré-eclâmpsia e outras não. Parece existir alguma predisposição genética, isto é, filhas de mulheres que tiveram pré-eclâmpsia teriam maior chance de tê-la. Outros fatores relacionados ao sistema imunológico materno fazem com que mulheres que estejam grávidas pela primeira vez de seu marido ou companheiro tenham maior chance de pré-eclâmpsia.




Como posso estar com pressão alta e não sentir nada?È possível estar com hipertensão arterial e não ter nenhum sintoma. Para que exista sintomatologia relacionada a elevação da pressão arterial (dor de cabeça por exemplo), é necessário que esta alcance valores elevados, por exemplo 110 de pressão diastólica. Felizmente isto não é tão freqüente na gestação. Por outro lado, na pré-eclâmpsia mesmo valores relativamente baixos podem ocasionar graves problemas.




Por quê eu me sinto bem se tenho uma doença tão grave?Este é um dos fatores que permitem a uma gestante entrar em situações clínicas de extremo risco. A hipertensão e as modificações dos órgãos maternos demoram a produzir sintomas desconfortáveis. Seria possível comparar a situação da pré-eclâmpsia como a de alguém que está muito próximo a beira de um abismo. Em princípio esta pessoa está bem apesar do risco iminente. Quando os sintomas ou sensação de mal-estar se instalam, poderíamos afirmar que esta pessoa está caindo no abismo!




Por quê Pré-Eclâmpsia causa dor de cabeça?A dor de cabeça (cefaléia) é causada por distúrbios circulatórios cerebrais decorrentes das lesões das artérias de pequeno calibre e do edema cerebral instalado. Se você tem o diagnóstico de pré-eclâmpsia e está apresentando dor de cabeça, isto pode ser preocupante!




Por que ficar no hospital se tenho mais conforto em minha casa?O propósito da internação não é apenas fazer repouso. A pré-eclâmpsia muitas vezes tem comportamento instável, com elevação súbita de pressão arterial. Assim sendo, é mais seguro para você e seu bebê o acompanhamento no hospital, onde os controles de pressão são feitos com maior precisão e suas condições e de seu bebê podem ser avaliadas regularmente




Minha pressão arterial em casa é sempre menor que quando medida no hospital. Não seria melhor ficar em casa?Isto é um fato comum, isto é, muitas vezes a pressão no hospital ou no consultório do médico e maior que em casa. Porém isto não significa que esta pequena redução seja segura quando a elevação da pressão arterial for decorrente de pré-eclâmpsia. Assim, o local mais seguro para o seguimento materno e do bebê é o hospital.




Por que minha pressão arterial continua alta apesar de manter repouso?Infelizmente não é possível controlar a pré-eclâmpsia apenas pelo repouso. É verdade que manter a calma e reduzir o estresse podem ajudar porém não interferem nos complexos mecanismos que determinam a elevação da pressão arterial. Assim, muitas vezes, apesar do repouso será necessário usar medicamentos para redução da pressão arterial.




Pré-Eclâmsia acarreta malformações no bebê?Não. Os problemas decorrentes da pré-eclâmpsia não aumentam os riscos de mal-formações fetais.




Meu bebê terá algum problema?As duas maiores preocupações em relação ao bebê são relacionadas a possível redução da oferta de oxigênio pela placenta e pela necessidade de nascimento prematuro. A redução de oxigênio pode ser identificada através de exames de ultra-som e permitir ao médico decidir ou não pela manutenção da gestação. Quanto a prematuridade, esta é bastante preocupante. Quanto menor o peso de nascimento, maior a chance de problemas.




A pressão arterial do bebê também aumenta?A elevação da pressão materna não causa elevação da pressão arterial do bebê. Porém as alterações nas artérias podem dificultar a circulação sangüínea na placenta reduzindo a oxigenação fetal. Estas alterações também podem levar ao rompimento de artérias da placenta acarretando um evento muito grave chamado descolamento da placenta




As drogas Hipotensoras podem causar malformações fetais?Não existem evidencias a este respeito. Todas as alternativas de hipotensores, com exceção da classe de inibidores de enzima de conversão da angiotensina, podem ser utilizados mesmo em fases precoces da gestação sem riscos de malformação.




A Proteinúria prejudica o bebê?Diretamente não. Porém, a intensidade de proteinúria é um indicador de gravidade da doença com proporcional comprometimento placentário e fetal.






O exame de ultra-som diz que meu bebê é pequeno para a idade gestacional. O que é isso?Nem todas as mulheres com pré-eclâmpsia tem bebês pequenos. Porém, existe a possibilidade de ocorrer redução do fluxo sanguíneo da placenta e limitar a oferta de nutrientes e oxigênio para o bebê. Quando tais situações são detectadas, muitas vezes é necessária a antecipação do nascimento




Por que meu bebê deve nascer antes do tempo? Apesar de não se conhecer de forma exata o porque do desenvolvimento de pré-eclâmpsia, uma coisa é certa: sua origem está na presença da placenta. Assim, muitas vezes a situação se torna tão grave que os riscos para a mãe e bebê são extremamente preocupantes, exigindo a retirada da placenta antes do tempo




A Pré-Eclâmsia pode acarretar sequelas irreversíveis na minha saúde?Apesar de poder causar sérias lesões em órgãos nobres como rins, fígado e cérebro, na maioria das vezes estas alterações são totalmente reversíveis, a não ser que tenham causado dano irreparável como um acidente vascular.




O aumento da pressão arterial pode causar convulsões?Sim. Níveis elevados de pressão arterial podem afetar a circulação do cérebro causando redução de oxigênio e acúmulo de líquido (edema cerebral), causando convulsões. A convulsão decorrente das alterações da pré-eclâmpsia é chamada ECLÂMPSIA.




Por que eu tive Eclâmsia se minha pressão arterial não era tão alta?Não existe uma relação proporcional entre o nível de pressão e a eclâmpsia. Ainda que quanto maior o nível de pressão arterial maior é o risco, muitas vezes hipertensão arterial discreta pode se associar com quadros maternos graves, incluindo a possibilidade de eclâmpsia.




Repouso pode prevenir Pré-Eclâmsia?Infelizmente não. Ainda que o repouso possa reduzir a pressão arterial, isto não é suficiente para interferir nos mecanismos responsáveis pela instalação da pré-eclâmpsia.




O tipo de dieta pode prevenir Pré-Eclâmsia?De modo geral, a dieta balanceada é fundamental para o sucesso de qualquer gestação. Em relação a pré-eclâmpsia, existem evidências científicas sugerindo que se você fizer uma dieta rica em cálcio (2 a 3 boas fatias de queijo branco e/ou cerca de 1 litro de leite ao dia) podem diminuir o risco de instalação de pré-eclâmpsia.




O que posso fazer para prevenir Pré-Eclâmsia na próxima gravidez?Não existem fórmulas simples para esta questão. Porém se você teve quadros graves de pré-eclâmpsia em gestação anterior, o uso de baixas doses de aspirina podem ser úteis, associados a uma dieta rica em cálcio. De qualquer forma, a melhor atitude a tomar é iniciar o pré-natal o mais rápido possível permitindo ao médico detectar problemas antes que se agravem.




A obesidade aumenta o risco para Pré-Eclâmsia?Não há evidências consistentes que a obesidade per si predisponha a pré-eclâmpsia, a não ser que seja acompanhada de hipertensão arterial crônica. O ganho excessivo de peso é um sinal de alerta para a retenção hídrica, sem correlação com o tipo de dieta.






Eu terei Pré-Eclâmsia na próxima gravidez?Se você teve uma gestação normal, não há motivos para preocupação. Se você estiver grávida pela primeira vez de um novo marido ou companheiro, suas chances são iguais a da população geral, ou seja, cerca de 5 a 10%. Se você teve pré-eclâmpsia leve na gestação anterior, na maioria das vezes isto não deve ocorrer em gestações subseqüentes. Porém se você teve um quadro grave de pré-eclâmpsia o risco de recorrência é mais preocupante sendo aproximadamente 1 em 20




Eu posso terPré-Eclâmsia mesmo tendo gestações normais até agora?A resposta é sim. Ainda que com chances remotas, algumas podem desenvolver pré-eclâmpsia mesmo com um antecedente favorável. Porém se você estiver grávida pela primeira vez de um novo marido ou companheiro, suas chances podem aumentar.




Minha filha terá maior risco de desenvolver Pré-Eclâmsia?Sim. Mulheres que tem em seus antecedentes familiares mães, avós ou irmãs que tiveram pré-eclâmpsia, terão maior risco que a população geral. Isto se deve ao fato de existir fatores genéticos envolvidos no desenvolvimento da patologia.


1 comentários:

lançamento embalagens disse...

tive eclampsia...hoje meu filho esta com 4 anos e bem...nasceu prematuro de 7 meses? quero engravidar será que é muito arriscado?

Postar um comentário