Seu corpo

Mais ou menos depois de 18 semanas, você pode começar a sentir uma agitação em sua barriga, são os primeiros movimentos do bebê, ele está fazendo ondas... Nas próximas semanas, esses sentimentos se tornarão mais evidentes. E em breve será será mais evidente e você poderá sentir e quase ver os minúsculos pés, cotovelos e joelhos em movimento em toda a sua barriga.

Dores de gás são um modo de vida agora, portanto, é comum confundir a movimentação do feto com um pouco de indigestão. Se você não começar a sentir a agitação do seu bebê ainda, não se preocupe. Este acontecimento acontece em períodos diferentes para pessoas diferentes. Se você notar uma clara falta de movimentação fetal após sentir o seu bebê pela primeira vez, provavelmente não é nada demais, mas não custa entrar em contato com seu médico.

Se você estiver sentindo fome durante estes dias, renda-se (com moderação). É especialmente importante ingerir carboidratos para suprir as necessidades energéticas de ambos, suas e de seu bebê. Por isso, mantenha a dieta de Atkins longe por no mínimo 22 semanas.

Converse com seu médico sobre as possibilidades de se fazer atividades físicas. Fazer atividades físicas melhora a circulação sanguínea, você relaxa e descansa. Algumas atividades como hidroginástica, ioga para gestantes, massagem linfática e relaxamentos são muito indicados.

O útero pode ser sentido logo abaixo do seu umbigo, uns 2cm aproximadamente. Ideal seria se você tivesse ganhado até agora por volta de 4,5 à 5,8kg mas, claro que isso depende do tipo físico de cada pessoa. Se você acha que está ganhando muito peso, converse com o seu médico e peça uma sugestão para a sua alimentação, talvez seja preciso consultar com um nutricionista.

Sentir tonturas e sensação de fraqueza é normal durante a gravidez. Esses sintomas não prejudicam desde que sejam passageiros. Se eles ocorrem com muita frequência e de forma mais severa contate seu médico. "Hipotensão postural" é a pressão baixa devida a uma mudança brusca de posição e ocorre com frequência na gravidez devido à adaptação do seu sistema cardiovascular às alterações do volume sanguíneo.



Seu bebê

As orelhas do seu bebê estão posicionadas no local correto agora e estão completamente formadas, agora seu bebê pode te ouvir. Já está na hora de você começar a abandonar algumas palavras do seu vocabulário, caso você tenha uma "boca suja"!




Outros destaques desta semana:

Esta semana é também o início de ossificação. Esse é o termo médico para o endurecimento dos ossos em miniaturas do seu bebê. E isso é uma coisa boa.
Os nervos do seu bebê estão fazendo conexões cada vez mais complexas. O seu senso de cheiro, gosto, visão e audição estão todos desenvolvimento. Uma substância chamada mielina, que torna as transmissões nervosas mais rápidas, está agora revestimento os nervos do seu bebê.

A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 12,5 e 14cm. O peso do feto é agora de 160g aproximadamente.

Faz bem comer...

Leite, queijo, iogurte, alimentos comerciais fortificados com cálcio, salmão e sardinha enlatados, sorvete de leite, amêndoas, espinafre, almeirão, couve, folhas de mostarda, tofu processado com sais de cálcio, pois são ricos em cálcio.

É bom saber...

As mulheres grávidas necessitam de cálcio extra, principalmente no terceiro trimestre, quando os ossos do bebê estão endurecendo e os dentes estão se formando. Seu corpo também está estocando cálcio para produçao de leite após o nascimento do bebê. Se sua alimentação é pobre neste mineral, você pode ter cãimbras nas pernas, cáries dentárias e perda de dentes, ou osteoporose mais tarde em sua vida. Isso porque, se você não ingere cálcio, seu bebê o retira de suas reservas, principalmente de seus ossos. Durante a gravidez, a ingestão adequada de cálcio também pode prevenir a pressão alta.

Futuro papai

Você está parecendo um tipo de "Sr. Resolve Tudo?" É comum para o pai se sentir um protetor das mamães. Com certa frequência, elas precisam de um ombro amigo para chorar e se livrar de todas aquelas emoções estranhas da gestação. Você vai se sentir mais útil, ouvindo as queixas da futura mamãe; às vezes vai ficar frustrado por não conseguir resolver todos os problemas dela. Relaxe! Nove em cada dez vezes a mãe só precisa de um apoio; ela não espera que você vá resolver tudo. Por mais difícil que pareça, só escute. Dê a ela sua atenção exclusiva nesses momentos. Esse é o melhor presente que você pode dar.
Fonte: http://saude.fok.com.br

1 comentários:

Kaka e Ge disse...

LINDOOOOO AMEIIIIII SEU BLOG E A POSTAGEM ESTA LINDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário