O que é?




É uma doença respiratória aguda altamente contagiosa entre humanos que leva a um quadro de infecção respiratória. Embora ainda não comprovado, acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações originadas em porcos.




O que causa?

Os sintomas da doença são febre, dores pelo corpo, cansaço e tosse.

Como diferenciar da gripe comum?

Em uma pessoa com suspeita, primeiramente se faz o chamado teste rápido para detecção do vírus influenza. É um kit que permite indicar a presença do vírus influenza. Se o teste rápido der positivo, o material colhido é enviado para um laboratório especializado, e ali se identifica se o vírus influenza encontrado é ou não da nova gripe.

Por que mata?

A pessoa pode morrer do próprio vírus, mas a morte pode ser causada também por infecções bacterianas secundárias, que surgem porque o organismo fica debilitado com a gripe. É o caso da pneumonia, que pode levar a insuficiência respiratória.

O CONTÁGIO
Como ocorre?

As primeiras pessoas infectadas provavelmente tiveram contato com porcos, em fazendas ou feiras agropecuárias, por exemplo. No entanto, agora, o contágio está ocorrendo exclusivamente pelo contato próximo entre uma pessoa e outra, especialmente por gotículas de saliva, lançadas no ar pela tosse ou por espirros — daí o motivo do uso de máscaras

Carne de porco e derivados

É seguro comer carne de porco cozida em temperatura superior a 70°C. Alimentos como presunto, salsicha e bacon também não trazem riscos.

O tratamento

Médicos em todo o mundo têm usado o antiviral oseltamivir. O tratamento é mais eficiente e ecomendado nas primeiras 48 horas de manifestação dos sintomas. A partir desse período, o medicamento deixa de ser prioritário, mas pode continuar sendo prescrito, de acordo com a avaliação clínica do médico. Além do antiviral, há outros remédios usados para aliviar os sintomas.


O QUE EU POSS O FAZER PARA ME PREVENIR?

Proteção

Ao tossir e espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, de preferência descartável.


Contato

Evite o contato direto com pessoas doentes. Também não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Evite tocar olhos, nariz ou boca. A higiene é fundamental. Lave as mãos com frequência. Até agora, não há casos no Brasil transmitidos de pessoa para pessoa, como no México e nos Estados Unidos.








Fonte: clicrbs.com
Renato Cassol, infectologista do Hospital Conceição

0 comentários:

Postar um comentário